0

Enchente em Itanhaém - SP

Posted by Noelindinha on 2/28/2009 10:13:00 AM in
Não podia deixar de relatar a triste experiência que tive no dia 25/02/09.
Vinha trabalhando 12h todos os dias desde o dia 19/02/09, em regime de escala extra.
Já me encontrava exausta depois de todos estes dias de carnaval trabalhando, quando veio o temporal por volta de 15h.
A partir daí os telefones não pararam de tocar. As pessoas ligavam desesperadas dizendo que suas casas estavam enchendo de água.
Foi então que começou todo o trabalho da Guarda Civil Municipal da cidade de Itanhaém.
Tudo porque a Defesa Civil da cidade não existe de fato. Existe sim um Departamento de Defesa Civil muito bonito, mas só no papel, ou seja, virtual. O que funciona mesmo, é o trabalho árduo dos GCMs da cidade, pois só não houve nenhuma vítima fatal devido ao heroísmo destes Guardas.
É muito triste você atender uma ligação onde as pessoas estão desesperadas, porque estão perdendo tudo. É muito difícil você ter que determinar prioridades, ou seja, ter que escolher quem salvar.
A cidade virou um verdadeiro caos, ruas alagadas, pessoas ilhadas, carros debaixo d'água, casas com água em torno de 90cm de altura.
Os GCMs que haviam assumido o plantão às 07:00h, e deveriam encerrar às 19:00h, permaneceram embaixo de forte chuva, com fome e cansados, trabalhando no resgate das vítimas até às 11:00h do dia 26/02/09. Onde pararam para poder se alimentar.
Muito corajosamente, eles entraram em águas sujas de enchente, à noite, sem saber onde estavam pisando. Com risco de serem picados por ratos e cobras, ou até de levarem choques elétricos devido aos fios caídos e postes de luz sem isolamento.
Molhados, cansados, com fome e com frio foi assim que esses heróis chegaram no final de mais esta missão.
É a coragem, força, união e determinação destes Guardas, que hoje me faz estar orgulhosa da profissão que escolhi e de ter vocês todos como meus colegas e companheirs de trabalho.

Parabéns a todos nós desta linda corporação...
A vocês meus amigos, o meu muito obrigado...

|

Copyright © 2009 A Vida é Feita de Escolhas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates